MINISTERIO DO TURISMO DE TIMOR LESTE

CELEBRAÇÕES DO DÉCIMO ANIVERSÁRIO DO DIA DA CONSULTA POPULAR MTCI ORGANIZOU UM TRADE DILI EXPO “Be With Us and Promote Your Business”

Dili- Para comemorar o décimo aniversário do dia da consulta popular em Timor-Leste que foi conduzida no dia 30 de Agosto do ano 1999, o Governo atravéz do Ministério do Turismo, Comércio e Indústria , abreviado por MTCI, organizou uma Expozição Internacional de Comércio de duas semanas de duracao e a abertura teve lugar no Sábado, dia 15 de Agostu 2009.

Esta exposição, é parte das celebrações, com objetivo de valorizar o dia histórico para o Povo de Timor-Leste. Foi em 30 de Agosto do ano 1999 que o povo de Timor atravéz das urnas votou pela sua independência libertando-se assim da ocupação Indonésia.

Feiras ou exposições deste género vão ser eventos anuais e esta actual exposição é diferente das anteriores, é pela primeira vez que a MTCI organizou uma feira de nível internacional.

Na abertura deste evento, estiveram presentes o Primeiro Ministro, Ray Rala Xanana Gusmão, Chefe de Estado-Maior Brigadeiro General das F-FDTL, Taur Matan Ruak, Vice-Representante Especial das Nações Unidas Finn Resky Nielson, varios Ministros, Vice-Ministros, Secretários de Estado, Membros do parlamento, vários Embaixadores em Timor-Leste, Representantes da CPLP da Igreija católica, emprezários nacionais e internacionais, artezões de todos os distritos de Timor-Leste e a sociedade civil em geral.

No seu discurso de abertura, o Primeiro-Ministro disse: “ como Chefe de Estado queria agradecer a população em geral por perceberem que sem sossego o desenvolvimento não vai avante. Mais uma vez em nome do Governo e das forças de segurança e defeza quero fazer chegar a população que só um pensar positivo, um acreditar confiante é que nós podemos andar para afrente” frisou o Primeiro Ministro no seu discurso de abertura do Expo no sábado (15/08) no Ex. Mercado Municipal em Dili.

O Primeiro Ministro adiantou “mesmo que esta exposição não é do nível das exposições dos países mais desenvolvidos, este é o começo de expôr o que temos o que fazemos e o que podemos oferecer, oferecendo oportunidade aos outros países a investir gerando assim emprego no nosso país.

Por isso apelo ao povo para não pensar mais em violência, a estabilidade é muito importante para o desenvolvimento do nosso país. Temos que ter boa vontade, e muita paciência, como a enorme determinação que tivemos de ganhar a luta árdua de muitos anos onde consequentemente ganhamos a independência” ele saliantou.

Na mesma ocasião o Ministro do Turismo, Comércio e Indústria, Gil da Costa Alves adiantou: “ Esta exposição constitui um passo dado pelos timorenses no desenvolvimento do seu país. Dili Trade Expo conforme o programa do IV Governo Constitucional é uma via para o desenvolvimento de Timor Leste.

É também uma oportunidada dada aos empresários nacionais e internacionais para exibirem as capacidades, produtos, materiais existentes e o que eles ja concretizaram em Timor-Leste”, o Ministro disse.

No dito EXPO internacional foram inscritas por volta de 120 participantes, nas áreas de investimento, telecomunicação, electrónica, construção, informação pública, recursos naturais, agricultura, pesca, arte, etc...

O orsamento localizado para a organização deste Expo foi de US$ 135.470.00 dolars.

Além dos discursos proferidos pelo Primeiro Ministro e o Ministro do Turismo, Comércio e Indústria também os embaixadores presentes tiveram a palavra elojiando o IV governo consticional, e demostraram esperança e confiança no mesmo.

Seguindo o tema da exposição deste ano “Be With Us Promote Your Business”, a MTCI conseguiu reunir mais de 10 Companhias internacionais e internacionais onde exibiram nos seus pavilhões os seus produtos, demostraram slides das suas actividade, distribuiram panfletes com informações.

MTCI facilitou uma sala de conferências onde foi usado frequentemente com entusiasmos para Bussiness Matching, seminários, demostrações de slides, onde se viu o que já se fez , está se a fazer e irá se fazer na contribuição do desenvolvimento de Timor-Leste.

No programa do Expo a MTCI incluiu dias especiais para diferentes países, como dia 20 para Cuba, dia 25 Austrália e Nova Zelândia, e dia 28 as Filipinas, dia 27 ao Japão onde serão apresentadas as suas danças , cantares e trajes tradicionais, filmes sobre os seus respectivos países, experimentar vinhos, assim como a sua gastronomia típica. O Japão vai oferecer gratuitamente sushi a famosa especialidade Japonesa aos primeiros 60 clientes.

No recinto exterior do expo encontram-se pequenas barracas com gastronomia variada, venda de artezanato, plantas, produtos confecionados com produto naturais existentes em Timor para o o uso e consumo como, o óleo de coco, compota de papaia etc...

Também no recinto encontram-se jogos de entretimento como o Bingo, Lotaria, Rifas, e Lançamento de Argolas.

A Comissão Organizadora convidou duas bandas da Indonésia chamadas Albatros e UDGO para juntamente com as bandas nacionais acturarem alternadamente animando assim as duas semandas da duração do expo.

No dia da abertura do expo além das danças tradicionais, houve fogo de artifício acinalando assim o começo da comemoração do dia da Consulta Popular.

Na primeira semana entre visitantes variados salientou-se a visita da Sua Exelência o Presidente da República, Dr. José Ramos Horta acompanhado da sua mãe, o Vice-Ministro, José Luis Guterres, Brigadeiro-General da F-FDTL Taur Matan Ruak. (Media/MTCI)

You can leave a response, or trackback from your own site.