MINISTERIO DO TURISMO DE TIMOR LESTE

Feira Progresso “Um passo Afrente”

Dili- Para comemorar a Restauração da Independência de Timor Leste ( sétimo aniversário) e também o dia da Consulta Popular (décimo aniversário), o governo através do Ministério do Turismo Comércio e Indústria organizou uma feira com o tema, Feira Progresso “Um passo Afrente”.

A cerimónia da abertura desta feira foi participada pelo Primeiro Ministro Kay Rala Xanana Gusmao, Vice Primeiro-Ministro José Luis Guterres, membros do Governo, Embaixadores de vários países e o público em geral.

No seu discurso, o Primeiro Ministro disse “feira não serve só para expor os produtos locais, exibir danças e actividades do governo, mas é também um lugar onde famílias, amigos, parentes podem-se encontrar, falar, entreter-se, para assim sentirem ligados como Timorenses.

É obrigação do governo organizar feiras como esta, para dar oportunidade a populasaun, de se sentirem contentes e apreciarem coisas”, ele adiantou.

O Primeiro Ministro disse que este ano é um ano muito especial para os Timorenses porque é o décimo aniversário do dia da Consulta Popular. Ele também sugeriu que todos os negociantes deveriam participar nesta feira, “Eu recomendo todos os negociantes á participarem na feira; é uma oportunidade como Timorenses de amostrarem a vossa contribuição para o desenvolvimento deste país. Eu espero que a feira do próximo ano irá ser maior e melhor”.

O Ministro de Turismo, Comércio e Indústria, Sr. Gil da Costa Alves, no seu discurso, disse, “ Foram determinadas três datas permanentes para o Governo dispor as suas actividades atravéz de feiras, 20 de Maio, 28 de Novembro a nível distrital e em Agosto a nível internacional.

O tema “Um Passo Afrente” quer dizer, andar para frente, muito já foi feito e alcançado ao nível nacional, também os produtos produzidos localmente foram além.

MTCI gastou o total de US $50.000.00 na organização desta feira. Participantes estão a aumentar de ano para ano. Ano passado a feira de Agosto 2008, o número de participantes foi muita, este ano aumentou o interesse de participação mas infelizmente não podiamos acomodar todos, e assim tivemos que nao aceitar, portanto temos que melhorar as condições das próximas feiras, ele acrescentou”.

O Ministro da Administração Estatal e Ordenamento do Território, Sr. Arcangelo Leite, que é também o Presidente da Comissão Organizadora das celebrações do dia 20 de Maio, no seu discurso disse “ Esta feira é um passo positivo, e eu estou bastante contente em ver um stand do meu Ministério, amostrando o que fazemos, já fizemos e o que esta para ser feito. Feiras deste género devem ser repetidas com frequência,” ele enfatizou.

Numa entrevista feita, uma participante da feira, Sra. Domingas Soares disse,” Eu estou bastante contente com a MTCI por organizar este evento, porque danças, músicas, entretein ás pessoas, especialmente os jovens, afasta-os de problemas e também é uma maneira de os locais exporem os seus produtos aos turistas e outros internacionais.

A abertura da Feira foi oficialmente no dia 16, com danças tradicionais, conjunto musical e outros, e foi encerrada no dia 23 de Maio 2009 pelo Minstro da MTCI, seguido de música, danças do orfanato Santa Bakita, e passagem de moda. Foi uma semana cheia de alegria, entusiasmo e divertimento. (MTCI/ Mídia).

You can leave a response, or trackback from your own site.