MINISTERIO DO TURISMO DE TIMOR LESTE

Inaguração do novo Armazém de Produto Local no Distrito de Covalima

O Ministério do Turismo, Comércio e Indústria inaugurou esta Quinta-Feira, 27 de Agosto mais um armazém novo para o programa de compra de produto local no Distrito de Covalima. A Cerimónia de inaguração contou com a presença do Ministro do Turismo, Comércio e Indústria, Gil da Costa Alves e do Vice Ministro de Económia e Desenvolvimento, Cristiano da Costa, representante da USAID em Timor-Leste. Houve também representantes dos agricultores, Padres e Madres alguns NGO´s nacionais e internacionais que trabalham no distrito de Covalima.

Este armazém foi renovados para que possa acomodar produtos agrícolas tais como “Foremunggu” e “Forerai” em grandes quantidades de modo a não se estragar durante o tempo de armazenamento. Além de que com o armazém a funcionar permitirá evitar flutuação de preço no mercado, como tem acontecido com o preço do “Foremunggu”. O Armazém com 312 metros quadrados irá acomodar mais de 400 toneladas de “Foremunggu” que esta a ser vendido a $50 centavos cada kg.

USAID – através do projecto de Desenvolvimento do Sector Privado (DSP) dá o apoio técnico e material aos agricultores. DSP trabalha no Distrito Covalima já faz 3 anos. A Construção do armazém em 3 meses foi uma cooperação financeira entre USAID-DSP e a empresa Komiko Suai. USAID-DSP apoio a recuperação com material de construção e a empresa Komiko Suai deu o apoio aos trabalhadores bem como as facilidades necessárias. O total do orçamento destinados ao armazém foi de US$49,000. Diretora da Komiko Suai, Sra. Mafalda Cardoso da Costa agradeceu ao USAID pelo todo o apoio dado ao projecto.

David Dyear, Chefe do projecto de USAID-DSP felicitou os agricultores pelo trabalho de equipa realizado e USAID-DSP irá ajudar os agricultores fazendo a ligação entre estes e o mercado de consumidores “já identificamos 547 hectares de terreno para produzir foremungo no Distrito de Covalima e contamos ter cerca de 1000 agricultores envolvidos neste projecto” comentou William Bere Ati, funcionário de USAID-DSP que trabalha com os agricultores do Distrito de Covalima e Bobonaro.

No discurso de agradecimento, Ministro Gil Alves realçou o facto de que os agricultores com os novos métodos de cultivo conseguiram um aumento de produtividade para os 100kg de foremungo produzidos com o apoio de USAID-DSP que irá identificar os agricutores que conseguem ultrapassar os 100kg. No futuro MTCI poderá ajudar com materiais ou equipamentos e adubos através MAF aos agricultores. Ministro Gil afirma que este ano o Ministério da Saúde solicitou ao MTCI um fornecimento de 600 toneladas de foremunggu. Além de outros ministérios como o Ministério de Educação e Ministerio da Solidariedade Social. (MEDIA MTCI)

You can leave a response, or trackback from your own site.