MINISTERIO DO TURISMO DE TIMOR LESTE

Primeira Feira Anual “Feira do Povo” celebra o aniversario da Escolha do Povo

A “Feira do Povo” foi inaugurada por Sua Excelencia o Presidente da Republica, Dr. Jose Ramos Horta, na cerimonia teve lugar num novo espaco reservado a exposicoes que esta rodeado de casas tradicionais Timorenses, construidas como parte de um processo de renovacao que ambiciona criar uma expo permanente neste centro Merkadu Lama.

O Presidente Dr. Ramos Horta afirmou apoiar fortemente a iniciativa e esforco por parte do MTCI no sentido de promover o mercado de exportacao para os produtos de Timor-Leste. Afirmou que esta Expo foi “um passo positivo para todos os Timorenses, para mostrar ao mundo que Timor-Leste pode agora participar no mercado internacional.

O Ministro da Economia e Desenvolvimento, Joao Goncalves, disse ha uma procura crescente para o artesanato local, especialmente artigos de grande qualidade como sao os Tais, (tecidos manualmente produzidos pelas tecedeiras em teares artesanais) e as malas de mao e mochilas feitos com estes tecidos. Alem dos tais, outros produtos Timorenses poderam ser encontrados na feira, desde plantas mobilia, cafe, ouro e joalharia, sabonete artesanal, vegetais de agricultura biologica e outros produtos alimentares como oleo de coco e sal.

De entre os expositores Internacionais pudemos contar com a Austasia Airlines, que recentemente inauguraram um voo directo de Dili para Singapura. A Republica da Indonesia participou com um expositor do Turismo assim como com actuacoes culturais onde exibiu as dancas de Bali.

A Timor Telecom ofereceu um servico de consulta de internet gratuito aos visitanetes da expo, assim como tambem patrocinou um concurso cujos premios incluiam creditos de telefone e o premio mais desejado, uma moto. Tambem presentes estiveram a DHL, Western Union Transfer and Ensul, com uma gama da melhor seleccao de vinhos e azeite de Portugal. Do sector da banca estiveram representados o Bank Mandiri e ANZ, cujo boneco do ATM fez grande sucesso junto das criancas.

O Governo de Timor-Leste esteve representado por stands do Ministerio dos Negocios Estrangeiros; Economia e Desenvolvimento; Saude; Agricultura; Turismo comercio e Industria;Educacao, Juventude e Cultura, assim como a Secretaria de Estado para o Desenvolvimento Rural, das Cooperativas e da Seguranca. Os ilustres convidados que compareceram a cerimonia incluindo o Vice-Primeiro Ministro, jose Luis Guterres que atribuiu os certificados de agradecimento a USAID, pelo seu apoio na realizacao do evento “Feira do Povo”, a Karya Timor e Fitun Diak, as companhias de construcao responsaveis pela renovacao do Centro Merkadu Lama.

O SRSG das Nacoes Unidas, sr. Atul Khare, membros do governo e corpo diplomatico tambem estiveram presentes juntamente com os convidados especiais.

Na cerimonia de abertura, o Ministro do Turismo, Comercio e Industria, Dr. Gil Alves disse ter escolhido chamar esta Expo Internacional “Feira do Povo” para comemoraro aniversario do referendo popular que se realizou no dia 30 de Agosto de 1999. “Foi nesse dia que o povo timorense fez a sua escolha: Liberdade e Independencia para Timor-Leste”, o Ministro disse “Com este evento celebramos a escolha do povo e expressamos o nosso reconhecimento pela solidariedade mostrada pela comunidade internacional na nossa luta pela independencia”. Prestou tributo ao Presidente Dr.Jose Ramos Horta, ao Primeiro Ministro Kay Rala Xanana Gusmao e ao Reverendo Bispo Ximenes Belo, como figuras chave no Movimento de Independencia de Timor-Leste, acrescentando “Mas quando falamos de herois da resistencia, temos que reconhecer que a vitoria foi a vitoria do povo, e que cada pessoa desempenhou um papel importante nesta luta pela independencia e por isso merece o nosso respeito e agradecimento hoje”.

O Ministro Gil Alves prosseguiu encorajando o povo de Timor-Leste a encarar o desafio de construir a economia do pais: “Onde ha vontade ha accao, e eu acredito que o povo timorense tem uma forte vontade de construir uma economia de sucesso em prol das geracoes futuras”. Os dois objectivos da “Feira do Povo” foram divulgar os produtos nacionais destinados ao mercado de exportacao e ao mesmo tempo convidar companhias internacionais a partilhar a sua criatividade e experiencia com os empresarios Timorenses: “abrir uma janela para o mundo...para ensinar a comunidade empresarial como tirar partido de todo este potencial”, acrescentou o Ministro.

Rainer Venghaus, Coordenador do Pais (Timor-Leste) na Corporacao Internacional de Financas, sublinhou a importancia de eventos como a “Feira do Povo”. “O crescimento economico e comercio internacional estao intimamente relacionados. Neste contexto o Ministro do Turismo comercio e Industria deve ser congratulado por esta iniciativa de organizar uma Feira Internacional do Comercio. Espera-se que este evento seja uma pedra basilar no crescimento economico de Timor-Leste”, disse. UN SRSG Khare disse ter ficado encantado por poder visitar a “Feira do Povo” inaugural. “Considero esta “Feira do Povo” uma mostra de como esta jovem nacaocontinua a recuperar das dificuldades do passado”, Khare disse acrescentando: “Como Vimos na Feira, Timor-Leste tem muito para oferecer por um lado os recursos naturais e beleza e por outro o entusiasmo e capacidade da populacao”

USAID-DAI- representada na cerimonia pelo Director Sr. David Dyer- patrocinou o evento custeando a preparacao da feira assim como acompanhou lado a lado a equipa do Ministerio do Turismo Comercio e Industria na organizacao deste evento.

Na cerimonia de clausura o Ministro Gil Alves disse que o sucesso da feira falava por si proprio, congratulando todos os expositores pela “impressionante” presenca nesta expo. “Este evento reflete a energia da comunidade empresaria de Timor-Leste”, disse ele,”reflete um jovem mas dinamico ambiente empresarial. Apesar de sermos uma jovem nacao, estamos ja a alcancar o mercado mundial. Estamos abertos aos negocios”.

Aos visitantes da feira foram apresentadas tanto na cerimonia de abertura como de fecho, dancas tradicionais Timorenses, com os grupos Leziaval e Timor Furak e musica pelo coro de S. Jose e pelo grupo de rock Rai Nain.

O Ministerio do Turismo Comercio e Industria realizara regularmente feiras no Merkadu Lama para marcar tres datas chave na historia de Timor-Leste: o dia 20 de Maio de 2002, Dia da Independencia, o dia 30 de Agosto de 1999, dia do referendo popular e a Declaracao da Independencia, a 28 de Novembro de 1975. Este ano em Novembro a expo ira focar as industrias Nacionais, com mostras e eventos por todos os 13 distritos. MEDIA MTCI

You can leave a response, or trackback from your own site.