MINISTERIO DO TURISMO DE TIMOR LESTE

Lançamento do Certificado de Origem do Produto Local de Timor-Leste

Dili – Ministério do Turismo, Comércio e Indústria em cooperação com o governo indonésio, através da Sukufindo lançou o Certificado de Origem para os produtos locais de Timor-Leste com qualidade de exportação.

O lançamento contou com a presença do Vice-Primeiro Ministro, José Luís Guterres, Ministro do Turismo, Comércio e Indústria, Gil da Costa Alves, Presidente da Sukufindo Arief Safari, Vice-Presidente PII Agus Suroso e comitiva bem como com a Directora Nacional do MTCI.

Certificado de Origem é um critério de Acordos Comercial Internacional, Multilateral, Bilateral ou Regional.

Esquema de emissão de certificado de origem funciona e da como uma preparação, capacitação regulamentação, agente implementador com um sistema de informação como apoio.

Com este certificado, o governo pretende facilitar o comércio principalmente de exportação do produto local para o mercado internacional.

Antes de se chegar a esta importante data houve todo um trabalho preparatório de workshops do comércio internacional, acerca das trocas comerciais internacionais e acordos internacionais, regras de origem, e o papel do Certificado de Origem no comércio internacional, os regulamentos do governo necessários para a emissão do C.O., Estandard Internacional e simulação do sistema de emissão dos C.O. Discussão acerca do decreto e regulamento dos Certificados de Origem bem como o Plano Integrado do sistema de lançamento.

A necessária coordenação de trabalhos entre Alfândega e a autoridade portuária de informação aos exportadores.

“Este lançamento pode ajudar a consolidar as relações com a Indonésia” segundo o Vice-Primeiro Ministro para os assuntos sociais, “além de que é uma das etapas de preparação para a nossa entrada na ASEAN, o Mercado Internacional é bastante competitivo e exigente, por isso timor-leste também tem que demonstrar que pode assegurar as rédeas. Aprecio bastante o trabalho desenvolvido até agora pelo Ministério TCI, que apesar das dificuldades tem desenvolvido os esforços necessários”. Terminando a sua intervenção com palavras de agradecimento ao Presidente do Sukufindo pelo apoio dado.

A intervenção seguinte veio do próprio presidente da instituição que segundo o mesmo, timor-leste é o primeiro País na Ásia a fazer uso da rede de serviços do Sukufindo. “temos a rede de serviços montado em todo o mundo mas na Ásia, Timor-Leste é o primeiro e além de solidificar as relações entre os dois países, permite uma maior troca de conhecimento entre todos os envolvidos, na esperança de sucesso para todos nós”.

Ministro do Turismo, Comércio e Indústria no seu discurso relevou a importância deste trabalho conjunto entre MTCI e Sukufindo para reforço de capacidade de exportação do País através da aprendizagem.

“Nós estamos satisfeito por sermos o primeiro país na Ásia a ser escolhido pela Sukufindo para implementar a sua rede actuação, acredito que com este lançamento abriremos um capítulo novo da nossa recente história para a certificação de qualidade de exportação dos produtos made in Timor-Leste”. (Media MTCI)

You can leave a response, or trackback from your own site.