MINISTERIO DO TURISMO DE TIMOR LESTE

PRIMEIRA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE CAFÉ EM TIMOR-LESTE


PRIMEIRA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE CAFÉ EM TIMOR-LESTE
Dezenvolver o Café de Timor, Aumentar o seu valór
Aumentando a qualidade de Café, diminui a importação de Café

Com o objetivo de aumentar a qualidade do Café para melhor competir no Mercado internacional, a MTCI e MAP organizaram uma Conferência Internacional de Café em Timor-Leste para reunir a opinião de todas as entidades como a sosiedade civil, produtóres de café, e também dos exportadores, dado que a qualidade de café é uma grande preocupação dos consumidores.
A Companhia Sukufindo da nação Indonésia também participou nesta conferência, onde vai-se debrusar sobre a legalização dos produtos que Timor-Leste irá exportar para o exterior incluindo o Café de Timor.
O Primeiro Ministro Kay Rala Xanana Gusmao acompanhado pelo Ministro de Turismo, Comercio e Industria, Gil da Costa Alves e do Ministro de Agrigultura e Pesca Mariano Assanami Sabino, abriram a primeira conferência de café que teve lugar no Hotel Timor, Dili.
Na mesma ocasião, o Primeiro Ministro Kay Rala Xanana Gusmão, apelou a todos os agricultures para se debruçarem na melhoria da qualidade de Café Timor para assim competir melhor no Mercado Internaciona e também para que os próprios timorense possam consumir uma qualidade boa de Café.
O Primeiro Ministro adiantou que, a qualidade de café não só vai dar uma grande contribuição a nação mas também a população de hoje e beneficiar a geração vindora. O Primeiro Minstru pediu a todas entidades que trabalhassem juntos para melhorar e aumentar a produção do Café local porque neste momento Timor-Leste só esta a produzir 0,2% de café.
Ele disse, “ se os agricultores não melhorem a qualidade do café, vai ser difícil exportar-lo, e o próprio timorense vai preferir consumir o café importado do exterior. Só com o trabalho do povo mais o apoio da comunidade internacional de café e dos parceiros ,é que se pode desenvolver melhor a produção do café”.
O Primeiro Ministro também salientou que, esta conferência internacional de café com o objetivo de melhorar e aumentar a produção de café é muito importante para Timor-Leste porque mais de 50 mil famílias em Timor-Leste são produtores de café e vivem com o rendimento do mesmo.
O Primeiro Ministro frisou, “ neste momento o desenvolvimento das áreas rurais e da agricultura são as prioridades do governo no currente ano 2009, pois atravéz da melhoria e do aumento da produção do café poder-se-a contribuir para o bem estar do povo.
Na conferência internacional de café que teve lugar no Hotel Timor, Dili, mais de 200 pessoas participaram. Esta conferência realizou-se graças ao trabalho conjunto do Ministério de Turismo, Comércio e Indústria e do Ministério de Agricultura e Pesca apoiado pela Organização Mundial de Café.
Na mesma ocasião o Ministru de Turismo Comércio e Indústria (MTCI) Gil da Costa Alves disse que a conferência internacional é importante para a produção do café de Timor, porquê o café de Timor já é conhecido mundialmente e a sua qualidade é excelente.
“Esta Conferência Internacional é muito positivo, porquê há participação de todos os sectores relevantes e de varios instituições internacionais de café. Isto demostra que todas as partes interessadas querem desenvolver o café de Timor. Há muitos países que compram o café de Timor, como o Japão, América e outros. Muitos empresários já venderam café de Timor no exterior e estes por sua vez venderam para outras partes do globo”, disse o Ministro Gil Alves.
Consoante o ministro, no ano 2008 Timor-Leste conseguio exportar Café de Timor por volta de 10.000 toneladas. Japão é a nação mais interessada na compra do café de Timor.
A administração Senior do Sistema de Informação SUCUFINDO-Indonésia Erry G. Wariaatemadja disse na mesma ocasião que esta conferência internacional é um dos passos para o desenvolvimento do café Timor.
“Quanto a nossa observação Timor-Leste é sítio ideal para o cultivo de café, café de Timor pode entrar no mercado internacional, além disso já é membro da Organização Internacional de Café, por isso que a Indonésia está disponível para trabalhar com o Governo de Timor-Leste no desenvolvimento do sistema de Café de Timor levando assim a obter o certificado de origem, disse.
Conforme os estudos feitos, identificou-se cinco áreas favoráveis á produção de café são eles os distritos de Ermera, Liquiça, Aileu, Ainaro e Manufahi. MEDIA MTCI

You can leave a response, or trackback from your own site.